O que é Marketing Digital?

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Então, como você define o marketing digital hoje?

O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que usam um dispositivo eletrônico ou a internet. As empresas utilizam canais digitais, como mecanismos de pesquisa, mídias sociais, e-mail e outros sites, para se conectarem com clientes atuais e potenciais.

Um profissional de marketing experiente pode dizer que o inbound marketing e o marketing digital são praticamente a mesma coisa, mas existem algumas pequenas diferenças.

Como uma empresa definem o marketing digital?

O marketing digital é definido pelo uso de várias táticas e canais digitais para se conectar com os clientes, onde eles passam grande parte do tempo: online. Do próprio site aos ativos de marca on-line de uma empresa – publicidade digital , e-mail marketing , folhetos on-line e muito mais – há um espectro de táticas que se enquadram no “marketing digital”.

Os melhores profissionais de marketing digital têm uma visão clara de como cada campanha de marketing digital apóia suas metas abrangentes. E, dependendo dos objetivos de sua estratégia de marketing, os profissionais de marketing podem apoiar uma campanha maior por meio dos canais gratuitos e pagos à sua disposição.

Um profissional de marketing de conteúdo, por exemplo, pode criar uma série de postagens de blog de um novo e-book de negócios recentemente lançado que serviram para gerar leads. O profissional de marketing de mídia social da empresa pode ajudar a promover esses posts por meio de postagens pagas e orgânicas nas contas de mídia social da empresa. Talvez o profissional de e-mail marketing crie uma campanha por e-mail para enviar a quem baixar o e-book mais informações sobre a empresa. Falaremos mais sobre esses profissionais de marketing digital logo mais.

Exemplos de Marketing Digital

  1. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
  2. Marketing de conteúdo
  3. Marketing de mídia social
  4. Pagar por clique (PPC)
  5. Marketing afiliado
  6. Publicidade nativa
  7. Automação de Marketing
  8. E-mail Marketing
  9. PR on-line
  10. Inbound Marketing

Aqui está um breve resumo de algumas das táticas de marketing digital mais comuns e dos canais envolvidos em cada uma delas.

Otimização de Mecanismos de Pesquisa (SEO)

Este é o processo de otimizar seu site para “classificação” maior nas páginas de resultados do mecanismo de busca, aumentando assim a quantidade de tráfego orgânico (ou gratuito) que seu site recebe. Os canais que se beneficiam do SEO incluem sites, blogs e infográficos.

Há várias maneiras de abordar o SEO para gerar tráfego qualificado para o seu site. Esses incluem:

  • Na página SEO: este tipo de SEO centra-se em todo o conteúdo que existe “na página” quando se olha para um site. Pesquisando palavras-chave para o volume de busca e intenção (ou significado), você pode responder perguntas para os leitores e classificar mais alto nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs) que essas perguntas produzem.
  • Off page SEO: Este tipo de SEO centra-se em toda a atividade que ocorre “fora da página” quando se olha para otimizar seu site. “Qual atividade não no meu próprio site pode afetar minha ranking (classificação)?” Você pode perguntar. A resposta é inbound links, também conhecidos como backlinks. O número de editores vinculados a você e a “autoridade” relativa desses editores afetam o nível de classificação das palavras-chave com as quais você se importa. Ao trabalhar em rede com outros editores, escrevendo guest posts nesses sites (e linkando de volta ao seu site), e gerando atenção externa, você pode ganhar os backlinks que você precisa para subir na classificação do seu site em todos as SERPs corretas.
  • SEO técnico: este tipo de SEO concentra-se no back-end do seu site e em como as suas páginas são codificadas. Compactação de imagem, dados estruturados e otimização de arquivos CSS são formas de SEO técnico que podem aumentar a velocidade de carregamento de seu site – um importante fator de classificação aos olhos dos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Marketing de conteúdo

Esse termo denota a criação e a promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento da marca, crescimento do tráfego, geração de leads e clientes. Os canais que podem participar de sua estratégia de marketing de conteúdo incluem:

  • Postagens em blog: escrever e publicar artigos em um blog da empresa ajuda você a demonstrar sua especialização no setor e gera tráfego de pesquisa orgânica para sua empresa. Isso acaba lhe dando mais oportunidades de converter visitantes do website em leads para sua equipe de vendas.
  • Ebooks e Whitepapers: Ebooks, whitepapers e similares ajudam a educar os visitantes do site. Ele também permite que você troque conteúdo pelas informações de contato de um leitor, gerando leads para sua empresa e movendo-as através da jornada de compra.
  • Infográficos: Às vezes, os leitores querem que você mostre, não conte. Infográficos são uma forma de conteúdo visual que ajuda os visitantes do site a visualizar um conceito que você deseja ajudá-los a aprender.

Marketing de Mídia Social

Essa prática promove sua marca e seu conteúdo nos canais de mídia social para aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego e gerar leads para sua empresa. Os canais que você pode usar no marketing de mídia social incluem:

  • Facebook.
  • Twitter.
  • LinkedIn.
  • Instagram.
  • Snapchat
  • Pinterest.

Pague Por Clique (PPC)

O PPC é um método de direcionar tráfego para seu website pagando um anunciante sempre que seu anúncio for clicado. Um dos tipos mais comuns de PPC é o Google Ads, que permite que você pague pelos melhores slots nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa do Google a um preço “por clique” dos links que você coloca. Outros canais onde você pode usar o PPC incluem:

  • Anúncios Pagos no Facebook: Aqui, os usuários podem pagar para personalizar um vídeo, uma postagem de imagem ou uma apresentação de slides, que o Facebook publicará nos feeds de notícias de pessoas que correspondem ao público da sua empresa.
  • Campanhas de Anúncios do Twitter: aqui, os usuários podem pagar para colocar uma série de postagens ou crachás de perfil nos feeds de notícias de um público específico, todos dedicados a atingir uma meta específica para sua empresa. Essa meta pode ser o tráfego para o site, mais seguidores no Twitter, engajamento no Twitter ou até downloads de aplicativos.
  • Mensagens Patrocinadas no LinkedIn: Aqui, os usuários podem pagar para enviar mensagens diretamente para usuários específicos do LinkedIn com base em seus negócios e experiências.

Marketing de Afiliado

Esse é um tipo de publicidade com base em desempenho em que você recebe comissão pela promoção de produtos ou serviços de outra pessoa em seu website. Canais de Marketing de Afiliados podem incluir:

  • Hospedar anúncios em vídeo por meio do Programa de parceria do YouTube.
  • Publicação de links afiliados de suas contas de mídia social.

Publicidade Nativa

A publicidade nativa refere-se a anúncios que são principalmente orientados por conteúdo e apresentados em uma plataforma ao lado de outros conteúdos não pagos. As postagens patrocinadas pelo BuzzFeed são um bom exemplo, mas muitas pessoas também consideram a propaganda em mídias sociais “nativa” – publicidade no Facebook e no Instagram, por exemplo.

A Automação de Marketing refere-se ao software que serve para automatizar suas operações básicas de marketing. Muitos departamentos de marketing podem automatizar tarefas repetitivas que, de outra forma, executariam manualmente, como:

  • Boletins Informativos por E-mail: a automação de e-mail não permite apenas que você envie automaticamente e-mails para seus inscritos. Ele também pode ajudá-lo a reduzir e expandir sua lista de contatos, conforme necessário, para que seus boletins de notícias sejam direcionados apenas às pessoas que desejam vê-los em suas caixas de entrada.
  • Agendamento de Postagem na Mídia Social: se você quiser aumentar a presença de sua organização em uma rede social, precisará postar com frequência. Isso torna a postagem manual um pouco indisciplinada. As ferramentas de agendamento de mídia social levam seu conteúdo aos seus canais de mídia social para você, para que você possa dedicar mais tempo à estratégia de conteúdo.
  • Fluxos de Nutrição para Geração de Leads: gerar leads e converter esses leads em clientes pode ser um processo longo. Você pode automatizar esse processo enviando e-mails específicos para leads e conteúdo assim que eles se encaixam em certos critérios, como quando eles baixam e abrem um e-book.
  • Acompanhamento e Relatórios de Campanhas: as campanhas de marketing podem incluir várias pessoas, e-mails, conteúdo, páginas da Web, telefonemas e muito mais. A automação de marketing pode ajudá-lo a classificar tudo o que você trabalha na campanha que está veiculando e acompanhar o desempenho dessa campanha baseada no progresso que todos esses componentes ao mesmo tempo.

E-mail Marketing

As empresas usam o e-mail marketing como meio de comunicação com seus públicos. O e-mail costuma ser usado para promover conteúdo, descontos e eventos, além de direcionar pessoas para o site da empresa. Os tipos de e-mails que você pode enviar em uma campanha de e-mail marketing podem incluir:

  • Boletins de subscrição de blogs.
  • E-mails de acompanhamento para visitantes do site que fizeram o download de algo.
  • E-mails de boas-vindas ao cliente.
  • Promoções de férias para membros do programa de fidelidade.
  • Dicas ou e-mails similares para nutrir o cliente.

PR On-line

PR on-line é a prática de garantir a cobertura on-line conquistada com publicações digitais, blogs e outros sites baseados em conteúdo. É muito parecido com o PR tradicional, mas no ambiente online. Os canais que você pode usar para maximizar seus esforços de RP incluem:

  • Repórter de Divulgação Via Mídia Social: Conversar com jornalistas no Twitter, por exemplo, é uma ótima maneira de desenvolver um relacionamento um relacionamento com a imprensa que produza oportunidades de mídia para sua empresa.
  • Engajando com Comentários On-line de sua Empresa: quando alguém analisa sua empresa online, seja essa avaliação boa ou ruim, seu instinto seria não interagir com essa avaliação. Mas veja por outro lado, as análises de empresas envolventes ajudam-no a humanizar a sua marca e a fornecer mensagens poderosas que protegem a sua reputação.
  • Engajando com Comentários em seu Website ou Blog Pessoal: assim como você responde aos comentários de sua empresa, responder às pessoas que estão lendo seu conteúdo é a melhor maneira de gerar conversas produtivas em torno de seu negócio.

Inbound Marketing

Inbound marketing refere-se a uma metodologia de marketing na qual você atrair, engajar e encantar os clientes em todas as etapas da jornada de compra. Você pode usar todas as táticas de marketing digital listadas acima, em uma estratégia de inbound marketing, para criar uma experiência do cliente que funcione com o cliente e não contra cliente. Aqui estão alguns exemplos clássicos de inbound marketing versus marketing tradicional:

  • Anúncios de blogs vs. Anúncios de pop-ups.
  • Marketing de vídeo vs. publicidade comercial.
  • Listas de contatos de e-mail vs. spam de e-mail.

Estou pronto para experimentar o Marketing Digital.
E agora?

Se você já está fazendo marketing digital, é provável que esteja pelo menos alcançando alguns segmentos do seu público on-line. Sem dúvida, você pode pensar em algumas áreas de sua estratégia que poderiam usar um pouco de melhoria, no entanto.

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Henrique Rosenstock

Henrique Rosenstock

Profissional de Marketing Digital de Alta Performance reconhecido e certificado pela ABComm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Apaixonado pelo Marketing Digital, Tecnologia e Mídias Sociais. Especializado em Google AdWords, Facebook Ads, LinkedIn Ads, Comparadores de Preço e Marketplace. Certificado pelo Google em Analytics e Adwords.

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